A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































domingo, 15 de agosto de 2010

COMENDO MOCOTÓ NO CATAVENTO...

Fui com minha mãe almoçar no Café Catavento na Casa de Cultura Mário Quintana (para quem vem à cidade... trata-se de um "ponto turístico" imperdível)...


Meu quarto de adolescente "dava de frente" para o quarto do poeta Mário Quintana, quando ele aqui morava... sério... "às vezes" eu arriscava uma "abano e enviava um beijo pelo ar"... ele... por sua vez... "às vezes" correspondia... risos... tímido o nosso poeta!!! risos...


O "quarto do poeta" ficava à esquerda da foto...


Então, nem preciso perder meu tempo escrevendo sobre o quanto o local constituí "minhas memórias" de forma marcante...

Dia frio... sentamos... e pedimos... uma "panelinha" de mocotó para mim... e uma "panelinha" de sopa de legumes para minha mãe... na hora, uma entre as muitas crônicas que eu amo do David Coimbra, "me gritou"...

Leia:


TODA A SENSUALIDADE DO MOCOTÓ
19jun2009

Uma bela mulher em frente a um prato de mocotó é uma cena profundamente sensual. Em primeiro lugar, porque sempre foram raras as mulheres que comem mocotó, e cada vez há menos delas sobre a Terra. Na verdade, a quantidade de apreciadores de mocotó, homens e mulheres, diminui dia a dia. Nem entendo como aqueles restaurantes que só servem mocotó ainda sobrevivem na cidade.

Trata-se de um fenômeno da urbe: eles começam a vender mocotó em abril e param em novembro. Sete meses, só. No resto do ano, os restaurantes permanecem fechados e seus proprietários decerto ficam se esbaldando em turnês pela Europa, alimentando-se de sutis suflês e petit gateau. Tudo por conta do velho e pastoso mocotó.

Que aproveitem, pois não será eternamente assim. O mocotó está em extinção, como o mico-leão-dourado e a onça-pintada. Porque as pessoas agora não comem mais mocotó, ou feijoada, ou torta de bolacha. Não. Elas ingerem proteínas, carboidratos, glicose. Elas se nutrem, entende? Lá vêm elas com aquelas chicórias, aqueles grãos-de-bico, bifinhos na chapa, refrigerantes dietéticos. Ah, elas só querem saber de pilates e de dormir depois da novela, elas vão ao terapeuta e correm na rua às oito da manhã. Cristo, há quem jante barras de cereal!

Agora pergunto: isso é vida? A vida sem fritura é uma vida que valha a pena ser vivida???

Essas pessoas, essas que têm ojeriza ao mocotó, elas são capazes de se aventurar? Não estou falando de pular de paraquedas ou de fazer rafting. Nada de aventura assistida. Estou falando das pequenas loucuras que podem ser cometidas no trivial dos dias, da fuga do trabalho no meio da tarde para uma cerveja à margem do rio, do sexo pecaminoso com a loira do sétimo andar, do filme às quatro da madrugada, de comer mocotó com vinho no almoço de quarta-feira, é disso que estou falando!

Eis por que uma bela mulher diante de um prato fumegante de mocotó é, mais até do que sensual, terno, meigo, romântico, é bucólico. Ela, linda, primaveril, fresca como uma manhã de maio, ela uma imperatriz, ela uma sílfide, ela e seu mocotó estão gritando que ali está uma mulher que não teme a vida, uma mulher capaz de rir de uma piada, que topa uma viagem planejada 15 minutos atrás, uma mulher que talvez até jogue palitinho, embora eu bem saiba que jogar palitinho talvez seja pedir demais.

É isso que é importante, é nisso que penso nesse inverno de rigores. Que a extinção do mocotó é o símbolo de uma sociedade bem-comportada, tão bem-comportada, que se torna incapaz de mastigar a fatia mais saborosa da vida, que é a da fruição do pecado, só possível se o homem tiver a grandeza de perdoar o erro, de esquecer a falha, de conviver com a diferença, de experimentar a novidade. Só possível se existir no peito a qualidade que transforma um conjunto de seres humanos em civilização: a tolerância. Um prato de mocotó é também um prato transbordante de tolerância.


GENTEEE... eu amo esse homem... utilizei essa crônica em uma palestra que proferi... foi fantástico... "a fome com a vontade de comer"... risos... 

                         Casa do Poeta com a crônica do "Homem do Mocotó"... QUE ALMOÇOOOOO... embora o "mocotó" e a "sopa" não estivessem "lá essas coisas"... a conversa estava tão boa que quase perdemos a sessão do cinema...



Nenhum comentário:

Postar um comentário