A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































domingo, 21 de fevereiro de 2010

COMIDA DE... PRAIA ... O GRITO QUE VEM "DO SUL DO SUL" DO BRASIL


Relacionar comida e espaço é inevitável... tem comida de rua, de shopping (praça de alimentação)... Como estamos vivendo o verão, vou me "banhar" na COMIDA DE PRAIA. Vendedores ambulantes e funcionários de "barraquinhas" fazem a alegria do "pessoal da praia"... O milho verde é a grande estrela das praias gaúchas... Queijo coalho (armazenado na caixa de isopor "escurecida" pela sujeira)... "assado" no "calor do carvão" e servido com ou sem orégano! Pastéis e empadas com diferentes recheios...  Tem castanhas colocadas em grandes sacos plásticos e transportados nos ombros dos vendedores  (eles não usam as  mãos no transporte?! Incrível, um show de equilíbrio!!!)... Os sanduíches "naturais" merecem um capítulo especial... Nossa gente, tudo isso acontecendo e eu só lembrando das determinações da ANVISA e "morrendo" de tanto rir.... 
Para beber muita água... "água água", água de coco e aquela água que tem "saborzinho"... refrigerantes e , é claro, a "malvada da cachaça" (englobo aqui a cerveja e demais bebidas alcoólicas)... 
Ops, gente... e  chimarrão, é claro!!! Mas as "prendas" estão de "bundinhas de fora" e os "gaúchos" sem bombachas, é claro!!! E as roupas dos vendedores ( do "pessoal do salão")? As roupas deles são simplesmente sensacionais para uma antropóloga que não consegue se desligar do ofício!!! 
Os corpos, com suas roupas de praia "falam" sobre a relação entre a comida-comida e a comida-sexo!!!
E no "menu da areia/mar" tem sobremesa?! Tem, sim senhor!!! Cocadas, "picolés", "docinhos" de Pelotas... 
Mas o mais interessante é a "farofa"... a comida e a bebida são trazidas de casa em isopor, sacos plásticos e vasilhas diversas... Ainda hoje é possível constatar a desaprovação do "pessoal" que compra a comida dos vendedores... Decodificando as expressões faciais, muitas vezes é possível ler: "que gente...", "que nojo", "que gentinha"... Em suma: um discurso que fala de desprezo e reprovação.  Vi muito do que costumamos chamar de "farofagem" no Mar Mediterrâneo que banha a França!
 A comida de praia fala... na verdade... GRITA...  E eu estou atenta... 

2 comentários:

  1. cocadaaaaaaaaaaa que é Dela!!! amooooooooooooooo

    e farofa??? amooo tb, capaz que eu não vou levar minha garrafinha (que copiei de ti) e umas bolachinhas heheheheh

    ótimo estréia pra ti e comida fala!!! tem até link pra ti: http://pinduricalhosfla.blogspot.com/2010/02/volteiiiiiii-news.html

    beijooooooooooooos

    ResponderExcluir
  2. risos... garrafinhas sempre... cocadas pq não podemos nos abster de usufruir o que a vida tem de bom!!! Cocadinhas sempre!!!

    ResponderExcluir