A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































sábado, 27 de fevereiro de 2010

DE TIM PARA AMADO E RAUL...

Escutando Tim.... fazendo o "mexido musical"... o ACARAJÉ gritou!!! Com o acarajé... chegou o ofício das baianas - primeiro patrimônio nacional referente à comida!!! Nossaaaa... que link!!! O que estaria faltando pra "aquecer" nesse "azeite de dendê"?!FOGO... Sim... aqueles que tão bem "decodificaram" a Bahia: Jorge Amado (meu escritor predileto) e Raul Lody (meu antropólogo com aroma de nordeste). Mas, agora, vou trazer só a Bahia de Raul...

Vejam:

"O tão estimado acajé, o bolo de fogo, assume o valor do raio de Oyá ou Iansã, mulher de Xangô, que come literalmente fogo, e, como o acarajé é este fogo, todos nós, após o dendê fervente, comemos fogo, integramos cada emoção aos papéis míticos da mulher guerreira ou do reii que promove justiça entre os homens"

"(...)da manga madura para ser comida egoísticamente, como deve ser, como um néctar que começa pela boca, lambuza a cara, as mãos e, se for deliciosa, todo o corpo" Raul Lody

Quem é Raul Lody? Um antropólogo "que optou em falar brasileiro e não antropologuês fluente ou mesmo um dialeto de sociologuês." (Raul Lody by Raul Lody... e eu concordo!!!)


PROPOSTA: Vamos nos banhar no mar dos pescadores de Tim e de Amado e comer o acarajé das Baianas "decodificadas" por Raul nesse último findi de fevereiro?! Se não gostares de Acarajé... que tal um kibe vindo diretamente de Ilhéus?! Nossaaaaa... nuca esquecerei daquele "cheiro" de cacau... daquele porto... daquele bar... da Gabriela que parecia estar em cada canto daquela cidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário