A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PÃO (D)E CIRCO

Estava lendo na praia a revista Marie Claire do mês de fevereiro e, para minha grata surpresa, encontro uma reportagem sobre o Cirque du Soleil. Não gosto muito de circo, devo confessar. Todavia, não resisti a curiosidade de assistir ao espetáculo dessa consagrada trupe. Valeu a pena. Foi emocionante. Fomos recepcionados com um excelente coquetel e um atendimento elogiável tendo em vista as características do “evento”.
A reportagem me despertou curiosidade (aliás, como quase tudo nessa vida) por diferentes motivos. Mas um pensamento me ocorreu de pronto: tem que ter "alguma coisa" sobre a comida do circo aqui!!! O estado de excitação já estava mais pra “tsunami” do que pra marolinha – risos. A questão da comida me intrigava desde aquele coquetel (onde come toda essa gente? como deve ser a cozinha? a logística?.. enfim, uma infinidade de interrogações...).
Dito e feito, o que poderia acalmar a "tissunami" estava lá. Contêineres abrigam uma verdadeira cozinha. Almoço e jantar com menu bem diverficado. Etiquetas nos preparados indicam a “periculosidade” do que será ingerido (etiquetas vermelhas previnem: pratos mais gordurosos!). Quantos chefs tinham na cozinha do último espetáculo da trupe no Brasil? Quatro. O chef responsável pela preparação de 300 refeições diárias é francês que está “louco” pra morar e abrir um restaurante no litoral paulista! Mais um chef francês que abandona a terrinha pelo "sabor" das terras brasileiras!
Mas... risos... fechando o colchete... A equipe conta com um número fixo de pessoal e outro do local onde o circo está se apresentando (claro, isso eu já sabia havia deduzido, pois... encontrei uma ex-aluna de gastronomia, sempre muito “ligada” no mercado de trabalho por lá... emocionante encontro, aliás!).
Cozinha itinerante de circo! Amei isso!. Sempre insisti com meus alunos de gastronomia e nas palestras proferidas: temos que vislumbrar novos nichos de trabalho. Não podemos restringir o campo profissional do cozinheiro ao restaurante da esquina! Uma experiência na trupe do circo deve ser interessantíssima, assim como em navios.
Por certo, a história já comprovou que nem só de pão e circo vive o povo (não é mesmo, “Roma”?!), mas cá entre nós “fazer pão no circo” deve ser uma experiência única!!! O pão de circo deve ter um sabor e tanto!

Ai vai o que é servido na “lona” do Circo du Soleil para a preparadíssima trupe:

- dois tipos de carne
- um prato vegetariano
- massas
- legumes
- saladas
- muffins, bolos e frutas...

Proposta: Vamos locar um dos muitos dvds do Cirque du Soleil, fazer deliciosos muffins e depois imaginar toda a trupe comendo nos imensos contêineres?! Em suma: a relação entre pão e circo será sempre atual!


Fonte de inspiração: A vida em turnê. Marie Claire. Fevereiro/2010 nº 227. Editora Globo. O trabalho fotográfico de Lalo de Almeida está simplesmente fantástico!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário