A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































segunda-feira, 5 de abril de 2010

CONCURSO NACIONAL DE ENSAIOS - 2010/2011

Recebi um e-mail do nosso competente e querido historiador brasileiro da comida - HENRIQUE CARNEIRO - que faço questão de divulgar na íntegra para conhecimento de todos... VEJAM QUE MARAVILHA, GENTE!!!

"Gilbero Freyre foi um dos primeiros antropólogos a trabalhar o tema da Alimentação em duas vertentes: a universal e a regional. A universal, visando ao equilíbrio nutricional de um povo, fator de ajustamento sócio-cultural; a regional, distinguindo a singularidade do preparo do alimento - a Gastronomia - na formação cultural de qualquer sociedade.

Com o objetivo de incentivar novas perspectivas sobre a temática, o 4o Concurso Nacional de Ensaios, promovido pela Fundação Gilberto Freyre e pela Global Editora, abordará a Alimentação na obra de Gilberto Freyre e premiará o melhor ensaio inédito sobre as interpretações freyrianas acerca da alimentação e da gastronomia como elemento diferenciador da arte e da cultura do povo brasileiro, tendo como referências obras como Açúcar, Nordeste, Casa Grande & Senzala, Sobrados e Mucambos, entre outras, que introduziram o valor dos ingredientes, do gênero, do trabalho, da nutrição, dos muitos significados que integram o fazer, o servir e o consumir comida.

As inscrições ocorrerão no período 15 de Março à 15 de Dezembro de 2010, e poderão ser efetuadas nas sedes da Fundação Gilberto Freyre, Recife, e da Global Editora e Distribuidora, em São Paulo. Mais informações no Regulamento do Concurso."

 
 
PARTICIPEMMMMMM.... A OBRA DE GILBERTO FREYRE É REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DO TEMA... VAMOS LÁ... "MÃOS NA MASSA"... "MÃOS NO AÇÚCAR"... risos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário