A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CHAI COM AMIGOS!!!

O verão em boa companhia é sempre muito especial... hoje passei o dia com amigos queridos... praia... boas risadas... e para finalizar... à noite... CHAI... CHAI QUENTE E GELADO.... hummm delícia...

CHAI LATTE... Bebida típica da ìndia, chá verde concentrado, gengibre, canela, flor de laranja e um toque de cravo da índia, misturado ao leite...

SUMMER CHAI... experimente também na versão gelada...

Um brinde à amizade!!!

PERU?PORCO? ... CEIA DE NATAL? CEIA DE ANO NOVO?... QUE LOUCURA!!!



Acho que se alguém tem dúvida sobre a importância das ciências sociais para compreender a comida é porque não mora no Ocidente e, por isso, desconhece as Festas do último mês do ano...  Uma simples visita ao "setor de carnes" é suficiente pra deixar qualquer um maluco...
 
Tão chocante quanto isso... só o sensacional vestido da Lady Gaga... que loucura... Cheguei do supermercado agora... fui fazer as compras para a Ceia do Ano Novo... Agora nem pensar comer Peru... "atraso de vida"!!!   Lady Gaga.... vamos de Porco... embora seja o ano do Coelho no oriente...

 

sábado, 25 de dezembro de 2010

É NATAL... COZINHANDO PENSAMENTOS... HOHOHOHOHO...

Sabe aqueles livros que quando a gente passa pelos corredores das livrarias gritam... OLHA EU AQUI... OLHA EU AQUI... Você vira a cabeça procurando o autor de tamanho apelo.... e acha... eu achei...


A COZINHA DO PENSAMENTO. Um convite para compartilhar uma boa mesa com filósofos. SENAC. Obra de Josep Muñoz Redón. Apresentação  à edição brasileira... Carlos Alberto Dória... Participação de Henrique Carneiro... que time!

Gente... que livro bem bolado... que mesa!!! O espanhol resolveu juntar na panela os principais pensadores... fez recortes inusitados... misturou muita criatividade... dividiu o livro em partes (Doce, Salgado, Ácido, Amargo... uhuhuh...) apresentou "receitas" "de verdade"... e ainda lançou uma série de "enigmas" ao final de cada capítulo...
 
Olhem alguns pensamentos:

A gastronomia é a arte de condimentar os alimentos para produzir felicidade. A filosofia é o engenho de cozinhar idéias para obter perguntas. O erotismo não é outra coisa senão a habilidade de temperar bem o amor. E os procedimentos são determinantes na hora de amar, pensar ou comer.


Mas o que essa fiscal da ANVISA está fazendo aí???? Feriadão querida.... caiu fora...

Pensamentos nem tão soltos assim....

"Primeiro a comida, logo a moral" Bertolt Brecht... Hummm... a garota não é da ANVISA.. ela é a "moral"... Adeus "beijo de Rodin"...

"Comer sozinhas torna facilmente as pessoas toscas e duras" Walter Benjamin.... comida e solidão...

"O sabor da carne não é natural para o homem" Rosseau


Ou você prefere alguns segmentos de texto?!...

"Todas as paixões e apetites fortes participam da embriaguez. Entre eles, Nietzche destaca os estados provocados pela comida, a influência metereológica e o sexo. O resultado disso é a exaltação da vida animal, dos desejos elementares, dos instintos."
"A dieta do pensamento recomenda, assim, que não comer é a única maneira de poder continuar comendo. Com a boca cheia não se pode comer, assim como o cérebro embutido de idéias não se pode pensar." Sobre Kierkegaard
"Vamos jantar! Estes talheres brilhantes! Estes guisados saborosos, essas delícias! Os cozinheiros são seres divinos." O mundano - Voltaire

Para completar a "CEIA NATALINA":

"O INTELECTO É COMO O PALADAR: SE NÃO O USARMOS, ATROFIA-SE E PERDE-SE. O pensamento é ou um aprendizado ou uma farsa. O sentido mais imortante para o cozinheiro e para o pensador é o olfato. Pensar é uma prática que não pode evitar arrazoar sobre si mesma para tentar corrigir sua intemperante tendência ao delírio. Não menos correto é que degustar uma deliciosa torta de castanhas também pode contribuir para isso." (grifos meus... risos... sarcásticos como os de Sócrates... risos... Só sei que nada sei?!)


FELIZ NATAL, PESSOAL!!! Cozinhando pensamentos sempre.... HOHOHOHOHOHO!!!



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ALIMENTAÇÃO DE VERÃO Texto de Jacira Santos

O Verão é a estação do ano de expressão máxima da energia vital na natureza, de luz e do calor. As sementes que se tornaram plantas na Primavera, continuam com flores e fornecem os frutos. Também as pessoas mostram-se mais nesta época: vestem pouca roupa, ficam mais tempo ao ar livre, desfrutam do calor e procuram viver sem muito esforço.



 
Cada pessoa tem em si um Sol, representado pelo coração que produz alegria e irradia calor humano através dos sentimentos. O coração será o órgão que mais vai sofrer com os excessos do verão, portanto deve ser especialmente protegido nesta época do ano com uma alimentação e estilo de vida adequado.

No verão devemos procurar sombra e água fresca.

Neste período o organismo tem um esforço maior para manter a temperatura interna e o metabolismo basal está diminuído, por isto a quantidade calórica deve ser reduzida, para que não ocorra ganho de peso. As refeições devem ser em pequenas quantidades, freqüentes e de fácil digestão para não sobrecarregar o organismo.

Temos uma maior perda de líquidos e sais minerais como potássio, cloretos e magnésio através do suor. É necessário aumentar a quantidade de frutas e vegetais da estação, crus ou levemente cozidos, ricos em água, minerais, vitaminas e fibras, devemos usar os produtos da estação como abacaxi, melancia, melão, uvas, maracujá, tomates, pepinos, milho verde e outros.

Bebidas com cafeína, chimarrão e bebidas alcoólicas induzem o organismo à perder líquidos através da estimulação da diurese, por isto devem ser usados com moderação.

A alimentação deve ser variada e colorida. A cor do verão, aquela que deve estar presente com maior quantidade em nossa alimentação e a cor vermelha, e não é por acaso, que é uma cor que a natureza nos oferece em abundância como os tomates, melancia e uvas e outros.

Os sabores devem ser usados com equilíbrio. O ácido e salgado auxiliam na manutenção da hidratação do organismo. o sabor picante colabora com adaptação do organismo as temperaturas mais altas. Em menor quantidade, devemos usar o sabor amargo encontrado no café, chocolate, chimarrão e preparações tostadas. Segundo a Dietética Chinesa o Sabor amargo está no ar no Verão.

As gorduras saturadas presentes na manteiga, nata e creme de leite, devem ser evitadas para não sobrecarregar o organismo e proteger as artérias. Utilizar carnes magras e laticínios desnatados. As sobremesas e sorvetes devem ser à base de frutas.

Frutas frescas, sucos variados, saladas coloridas acompanhadas de cereais integrais, leguminosas como ervilhas, grão-de-bico, feijões e pequenas quantidades de carnes magras devem ser a base da alimentação de verão.

*Conceituada Nutricionista Gaúcha




sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

JORGE AMADO... UMA OBRA DE AROMAS E SABORES...

Meu escritor brasileiro predileto são dois: Machado de Assis e Jorge Amado... Pois bem, lembro-me, com riqueza de detalhes, minhas reações diante dos aromas e sabores que só eram percebidos pelas lentes de Jorge...



O quibe... a cachaça... o CACAU... nunca esquecerei o dia que cheguei em Ilhéus/BA... Nossa... parecia que conhecia a "mesa de Amado" desde sempre...



Cachaça... comida de santo... galinha furtada... Essa semana assisti... Quincas Berro dÁgua...


EXTRA, EXTRA... IBGE E OS ÚLTIMOS DADOS... "vamos colorir" as mesas?!

A avaliação nutricional mostrou que, em 2008-2009, a disponibilidade média per capita de alimentos correspondeu a 1.611 kcal/dia, menos que em 2002-2003 (1.791 kcal). O estudo identificou algumas características negativas dos padrões de consumo alimentar em todo o país e em todas as classes de renda, como o teor excessivo de açúcar (16,36%) e a participação insuficiente de frutas (2,04%) e verduras e legumes (0,80%) na alimentação.

Aquisição de bebidas e frutas é maior na área urbana, a de cereais e carnes, na área rural. (grifos meus)




Baixo consumo de frutas, legumes e verduras... dado que se repete na dieta brasileira... vamos lá, gente... vamos rever nossa dieta... o verão é uma estação "tão convidativa"... vamos "colorir" as mesas brasileiras... mas não vale apenas acrescentar "toalhas e/ou guardanapos coloridos"...




O consumo de arroz e feijão diminuiu... Leia, conheça o consumo alimentar do seu país,  por favor... http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1788&id_pagina=1
 


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SEXO/AMOR E COMIDA DE MOTEL 3

Sempre quis falar sobre comida de motel... Gente, esse é um campo que precisa urgentemente ser explorado... adoro motéis... mas... sinceramente... não dá pra aguentar a comida... credo... em regra, tudo congelado..... o nome dos pratos sem nenhuma criatividade... pior ainda quando colocam nomes "sugestivos" e servem umas porcarias que mais lembram "comida de hospital"!!!

Isso não pode continuar assim... frequentadores de motéis, uni-vos... diria Marx!!! Boicote aos motéis de primeira com comida de quinta... E tenho dito!!!


Será? ... risos... Duvido.... ainda mais "de grátis"... Pra acreditar só conferindo...

PROSTITUIÇÃO E COMIDA 2

Gruta Azul é uma consagrada casa noturna gaúcha... hoje não ocupa o pimeiro lugar no ranking (segundo dizem... tem uma certa"tia" que é muito mais visitada... )

Mas o que quero falar sobre a Gruta que tem nome de cor? Publicidade e propaganda... Agora está na internet.. na  rádio (escutei na 640 kz...) a casa destacando a gastronomia como atração... Comida e sexo... perfeito...
 

                                         

PROSTITUIÇÃO E COMIDA 1

A associação entre prostituição e sobrevivência/comida é por demais simplificadora.... SONHOS ROUBADOS mostra bem... a prostituição não era a única via para as meninas... Nenhuma delas estava passando "fome"... os fatores que levam as meninas à prostituição nem sempre pode ser resumida na "busca pela comida"... a geladeira de "mulher de traficante" pode ser mais "cheia". Contudo a busca por "outros bens" está presente, a exemplo do que acontece com as prostitutas da classe média que frequentam  nossas universidades...

A questão não é somente a "falta da comida"... pode ser a "qualidade da comida"... refiro-me ao consumo de "um determinado estilo de vida"...

Não deixe de assistir:


Agora somente em DVD...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O PAPEL DO CHEF NA LIMPEZA DA COZINHA...

La limpieza, elemento esencial

Subido por Santi Santamaria el 9 de Diciembre, 2010

 
En las casas serias el personal de cocina se pasa un sesenta por ciento del tiempo limpiando y sólo un cuarenta por ciento cocinando, hasta el punto de que se ha llegado a afirmar que las cocinas actuales son tan asépticas y limpias como laboratorios, lo cual, si bien puede resultar halagador, no deja de parecerme inquietante. Desconfíen de los cocineros que necesiten a alguien, hombre o mujer, que les limpie los fogones: un cocinero no puede largarse sin más después de ejecutar el último plato de un vale, dejando la limpieza a otros. Es una falta absoluta de profesionalidad.
http://blog.santisantamaria.com/2010/12/la-limpieza-elemento-esencial/

Jamais me esquecerei do encerramento da cozinha no meu estágio no resturante, em  Ilê de Rê... o Chef limpando a "cozinha lado a lado"... a chefia que se fazia presente durante a elaboração dos pratos não desaparecida na "hora da limpeza"... O meu Chef-professor, o senegalês, Mamadou Sene nunca saiu da cozinha-aula antes de vê-la limpa... Minha referência de Chef... é excepcional...

Concordo em gênero, nùmero e grau com Santi Santamaria... cozinha suja e chef "top model" é  ruim, hem!E se existem "máximas"... concordo com a que segue: "quem não sabe fazer, não sabe mandar"!!! Chef que não sabe limpar, tem uma cozinha suja!!!

Imagem do centro da Ilê


Ilê de Rê...   Que experiência única!!! A cozinha amanhecia impecável... impecável!!!  O chef era admirador do trabalho do Ducasse... aprendi mais do que técnica... aprendi, inclusive, como se lava um piso de uma cozinha...

CASAMENTOS... AMO...

Não adianta.. amo casamentos... adoro o rito... a festa... o encontro... o AMOR... ainda mais se o casamento for de alguém da família.. rever todo mundo... Quando você tem um grande chef responsável pelos comes e bebes... então?! Sucesso garantido...

Juliana, minha prima... e Rafael... que virou meu primo... casaram na consagrada Sociedade Germânia... O Chef? O maravilhoso Chef  Lucio... tb responsável pela cozinha do Country Club...  


ENTRADA
Gâteau de Beringela, Mesclun de folhas ao molho de redução balsâmico e aroma de zimbro.

PRATO PRINCIPAL
Filé Mignon de Rês em crosta de ervas e amêndoas. Risoto de funghi e cogumelos frescos.

SOBREMESA
Sorvete de banana caramelizada com doce de leite quente. Fitas crocantes de coco. Tuile de cacau com amêndoas

MESA DE CAFÉ
Café e Pet Four.... POR FAVOR... "Fala sério"... tem "coisa mais linda" que uma "mesa de doces"... eu enlouqueço... fico horas olhando os detalhes... horas...

Estou esperando as fotos que minha prima Carolina "ficou de enviar"... espero que ela "OBEDEÇA" a prima mais velha... Pra alguma coisa deve servir minha idade... vamos aguardar...

DVD: UM BRINDE AO SANDUICHE!!!


Gosto do trabalho de Polanski... sempre gostei... "O escritor fantasma" não se tornou exceção... Comida? Um suspense cheio de códigos a serem desvendados... o prato principal? Não poderia ser outro: sanduiche... só sanduiche, exceto um único jantar que acabou em sexo...
 
No mais foi... "vou lhe trazer um sanduíche"... "O senhor não vem almoçar... sanduiche"...

No escritório....

 
ou na maravilhosa cozinha Hi Tech... o "cardápio" era o mesmo... pensando bem... o sanduiche sempre contém o elemento surpresa.... por mais que saibamos seus ingredientes.. ele sempre surpreende...



Um brinde ao "SANDUICHE DE POLANSKI"...

TEATRO: "A LIÇÃO" e as maçãs...

Fui assistir A LIÇÃO... no domingo chuvoso... muitas maçãs em cena... maçãs retiradas da sacola... a aluna que oferta, de forma entusiasmada, maçãs ao seu professor... maçãs no chão... para serem consumidas... SURREAL... BURLESCO...

O quadro bem desenhado das instituições próprias do totalitarismo... arrisco a dizer: das instituições que "pisoteiam maçãs" através da história... "nhammmm... vou comer sua orelha"... "bom... bombom"?!

O "recreio"... brinca de amarelinha... etc...etc... etc... mas o principal... beber da FONTE... Fonte? uma garrafa de Coca-Cola "tomada no bico".... "de uma só vez"... muito bom!!!

Para beber: Coca-Cola... 
Para comer: "maçãs esmagadas"...

Cenário: "atuais" instuições de ensino...



Bravo...

CIA DE TEATRO AO QUADRADO...
Direção: Margarida Leoni Peixoto
Atores: Marcelo Adams e Luisa Herter

sábado, 11 de dezembro de 2010

QUANDO A COMIDA É D+.. EU FOTOGRAFO?!

Eu admiro.. sobremaneira... dois casais de profissionais "cabeças" que cuidam de "cabeças"... verdade... Não os conheço pessoalmente, contudo acompanho seus respectivos trabalhos.... Eles são: o casal de psicanalistas "os CORSO" (Mário e Diana)... e o psiquiatra Nélio Tombine e uma das "irmãs da Bororó 25" - a psicanalista Christiane Ganzo (também gosto da outra (Denise), ok?! Elas são ótimas...)


O trabalho do primeiro casal eu  acompanho através de seus livros e artigos publicados no jornal local... já o trabalho do segundo eu acompanho, principalmente, através de sites (http://www.psicobreve.com.br/; http://www.bororo25.com.br/). A "dupla" é imperdível...)... Os quatro profssionais tb têm carreira solo, ok?! A apresentação aqui é para simplificarrrr...

Mas bem... hoje vou reproduzir uma parte do artigo de Mário Corso, intitulado O hábito de filmar cretinices... Zero Hora, 11 de dezembro, Caderno Cultura, p.3... para nos fazer pensar sobre FOTOGRAFIA... claro com as lentes voltadas para a COMIDA... sempre...


"A lente permite uma alienação positiva: quando a realidade é demais, o registro dela nos coloca em outro lugar. Por isso enquanto turistas tiramos tantas fotos, pois o novo nos desequilibra numa medida em que não conseguimos dar conta. Invadidos por imagens, que por sobrecarga não assimilamos, guardamos um pouco de assombro para mais tarde."

Nossa.. "viajei na maionese".... Nem era sobre comida... era sobre transgressão... violência urbana, etc... Mas pirei... Isso que já li pra caramba textos que versão sobre "antropologia visual"... etc,etc, etc... mas "linkei" na hora com os pratos de comida que fotografo... quanto mais "lindos" eles são... mais queremos registrar... incrível... tem pratos que realmente são uma verdadeira "over dose" aos sentidos...  não tem cabeça que aguente... 

Esse pessoal que cuida "da cabeça" é simplesmente fantástico... Como diz Nélio Tombini: "Todos nós somos analfabetos do ponto de vista emocional"...

LÁMEN... ENLATADO, MAS IMPERDÍVEL.. CALDOS E MOLHOS SEMPRE!

Agora que cedi definitivamente à globalização... hoje estou quase comendo comida japonesa como se tivesse nascido e crescido manuseando um hashi...  O que faz a globalização, não é mesmo??? Dos EUA... fazemos uma imensa viagem no tempo (no meu caso bem grande... quase 50 anos..) e voltamos a comer com as mãos... sem nenhum outro utensílio... come-se um McDonald's com as mãos, embora podendo estar vestindo terno e gravata?!?!?! Agora... diretamente do Oriente... fizemos verdadeiro malabarismos  com os hashis... contudo,  sem quimono...

Mas voltando ao que interessa... se é que te interessa...  ando bem "oriental"... até pra "enlatadinhos"... 


O filme é aquilo... pra lá de "batido"... mas leiam essas transcrições...


"Você cozinha com a cabeça. Sua cabeça está cheia de ruidos. Você precisa cozinhar com tranquilidade, aí bem no seu interior. Cada prato que você prepara é um presente para seu cliente. A comida que serve ao seu cliente se torna parte dele. Ela contém sua alma. É por isso que seu Lámen deve ser a expressão de puro amor. Um presente de seu coração."



Mas o que é um Lámen????

"Uma tigela de Lámen é um universo completo... A vida dele vem do mar, das montanhas... Das criaturas da Terra... Tudo existindo em perfeita harmonia... Harmonia é essencial... O que mantém tudo unido é o caldo... O caldo dá vida ao Lámen... Observe o Lámen..."


Eu não diria "observe"... eu diria... "sinta"... mas quem sou eu, não mesmo?!... Uma pobre gaúcha criada "cercada" por  "espetos" e "grelhas" destinados ao "fazer churrasco"...



Ela... uma aluna teimosa e insistente... não agradou o Grande Mestre com seu Lámen da Deusa... mas encantou seus comensais... considero um enlatado imperdível... imperdível... O Lámen da Deusa tem milho, tomate, pimenta... e vem da "alma e do coração"... com muita "técnica"!!! Perfeito...

Eu iria amar ter um "restaurante" que servisse esse tipo de comida... no balcão ou em mesas coletivas... com uma clientela de bairro... tudo em cumbuca... delicia....



Caldos? Molhos? Quase matei o meu amado e inesquecível Chef-professor Mamadou com tantas perguntas em aula... fui aos livros e descobri que precisava aprender a ler em francês...

ELES... os caldos e molhos... dão a "liga"... garantem a unidade... estabelecem a comunicação... o líquido... é o nosso primeiro habitat, não é mesmo?!

Amo fazer molhos... amo... e é  a primeira coisa que "cheiro", "vejo" e "como" em um prato servido em restaurante... a partir disso... sei o que me espera....

ou
???
 
Vejam o "enlatadinho cinematográfico"... quem é da cozinha vai gostar...

COMIDA E ALMA


O que me chamou atenção e que vale a pena registar aqui é a associação entre as Almas e os "ingredientes"... você já imaginou uma ALMA GRÃO-DE-BICO... UMA ALMA JUJUBA!... você gostaria de uma ALMA AMEIXA SECA?... A alma de um poeta russo traz a lembrança de crianças em orfanato... sentados ... diante de pratos de comida vazios... talvez... por isso se diga.... que é preciso "TER ALMA DE COZINHEIRO" para fazer uma boa comida... Mas o que é "alma"? O que é uma "boa" comida?

FAVELA DE QUEM? POR QUEM? O OVO!


5X... 5X...


FONTE DE RENDA.... ARROZ COM FEIJÃO....CONSERTO PARA VIOLINO... DEIXA VOAR... ACENDE A LUZ...



Em FONTE DE RENDA... a constatação que nem "só de pão vive o homem".. de drogas também!!! O protagonista consegue chegar à universidade (claro que o curso almejado é o Direito...)... Ele trabalha na padaria da Comunidade... faz pão... muitas e muitas "fornadas" de pão... vende ovos... mas não consegue manter a faculdade com isso... resultado... trafica... mantém abastecido o "colega... membro de clã jurídico"...



ARROZ COM FEIJÃO é fantástico...  "o pai de família" está de aniversário... ele não aguenta mais levar para  trabalho a marmita contendo apenas "arroz com feijão" ... o filho atento tenta "arrumar dinheiro" (R$ 5,00) para comprar uma "galinha" para "variar o cardápio do aniversariante".... o menino, juntamente com seu melhor amigo, faz de tudo... inclusive "furta uma penosa" que é servida com alface e tomate... sensacional... a galinha é "devolvida" com a plaquinha "voltei"... miragem ou realidade...  Tudo sempre é uma questão de lente...rsrsrs... um ovo jogado no asfalto...



DEIXA VOAR... é possível comer sorvete na "ponte"...  é preciso acreditar nisso...

 
ACENDE A LUZ... salada de maionese precisa de gelo... vamos comprar na Rocinha... faltou luz na comunidade!!! O funcionário da empresa come café e rabanada... é apedrejado... e tudo acaba em festa com muita COMIDA e BEBIDA... pois é Natal, não é?!




É isso ai... muito OVO... o pessoal, em Cuba, repetia constantemente: tendo ovo o povo fica em/de pé, brasileira! E a "fila do ovo" era interminável...


COMIDA E PROFESSOR


NOVE TESES SOBRE SER PROFESSOR

(...)

7 Falei em digestão e vale espichar a comparação: professor explica, traduz, mastiga fatias do patrimônio do conhecimento junto com seus alunos. Ensina a pensar pensando, ensina a escrever escrevendo, ensina a fazer ciência fazendo. Traz para a turma maravilhas que o pessoal nem sabe que existe, e muitas vezes ainda nem se quer saber, porque é jovem e não tem perspectiva larga, porque vive no presente eterno de sua idade e é vítima da ditadura da mercadoria, que só conhece o presente. O professor traz e expõe, traz e contempla, traz e comenta, traz e faz pensar. Serve aos alunos doses de iguarias excelsas, conquistadas a custo pela humanidade em sua penosa trajetória - a regra de três, a divisão da célula, a força das marés, a sublime derrota e a ridícula vitória, a vírgula, Machado de Assis. O professor: um garçom de slow food, mas um garçom que não espera o pedido e já leva a necessária comida.


Por Luis Augusto Fischer - Escritor, ensaista e professor de Literatura da UFRGS. Zero Hora, Caderno Cultura p.6 (grifos meus)

                                                               Bom apetite!!!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DESTINOS LIGADOS...


Um homem que dá tomates de presente surpresa e adora torta de maçã... aproxima pessoas... azar que a torta engorde...

QUANDO EU ME APAIXONO...


A primeira conversa amorosa/gastronômica entre uma americana e um inglês:

a) Para ela: creme de amendoim com geléia...
b) Para ele: queijo com picles...

Mãe e comida é uma associação constante... o filme não foge à regra... depois de anos... a "mocinha" encontra a mãe biológica... cena: COMIDA.... em restaurante... no trabalho... e, por fim, em casa.... quando a "distância" ainda era grande  entre elas... o prato foi HAMBÚRGUER... uma espécie de "ausência de memória"...

Ah... a primeira cena de sexo foi na cozinha...

O BEM AMADO...


Existem situações que não conseguimos dissociar ator de personagem... eu assisti o seriado da Globo intitulado o Bem Amado... não perdia um epsódio... Sendo assim... foi muito dificil assistir a "película"... Lá estava o personagem... mas não era "ELE"? Claro... faltava o ator... os atores.... não estou criticando a atuação dos atores atuais, ao contrário... mas pra mim tem personagens que pertencem aos seus atores..... sei lá...



Mas o que o filme nos traz? LICOR... muito LICOR... Gente, tem suco... cafezinho... mas LICOR? LICOR SEMPRE....


Uma das primeiras cenas do filme  o "LICOR FUNDAMENTAL" aparece trazido pelas três irmãs que garantem a "imortalidade da obra"... o LICOR DE JENIPAPO...




Máximas do filme:

"O amor é que nem bananeira... dá um cacho só..."
"Quem não trabalha... não come..."

Sei não...  isso só em SUCUPIRA...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A DONA DA HISTÓRIA... PESCOÇO DE GALINHA E EU NÃO SOU PALMITO...

Eu tenho uma característica incrivel... depois que passa muito tempo me esqueço dos filmes que assisti... mesmo os que me marcaram, pode?! Acreditem pode.... a sorte que costumo gostar das mesmas coisa... risos... "coisas que eu gosto"... risos muitos...

Bem... amei no cinema... amei no dvd... O filme não "usa" muito a "comida"... mas quando o tema separação "pintou" advinhe onde eles estavam? Acertou... almoçando... o motivo da separação... muito simples... eles não tem nada em comum... um come a "coxa da galinha" e o outro a "asinha".... mas o verdadeiro motivo... foi: AMBOS GOSTAM DO PESCOÇO DA PENOSA.... detalhe: ela sempre cedeu o pedaço... cedeu tanto que ele nem percebeu a dita predileção...

PROBLEMA DE CAROLINA (a "Dona da História"): "Eu nem sei mais de que comida eu gosto?!"


A "companheira" foi a luta, mas não foi a Cuba...



Perfeita... eleição perfeita quando o mundo está desmoronando lá fora... "passaporte" para dias de chuva...


Máxima gastronômica do filme: "Conservada não.... pq eu não sou palmito!"