A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ALIMENTAÇÃO DE VERÃO Texto de Jacira Santos

O Verão é a estação do ano de expressão máxima da energia vital na natureza, de luz e do calor. As sementes que se tornaram plantas na Primavera, continuam com flores e fornecem os frutos. Também as pessoas mostram-se mais nesta época: vestem pouca roupa, ficam mais tempo ao ar livre, desfrutam do calor e procuram viver sem muito esforço.



 
Cada pessoa tem em si um Sol, representado pelo coração que produz alegria e irradia calor humano através dos sentimentos. O coração será o órgão que mais vai sofrer com os excessos do verão, portanto deve ser especialmente protegido nesta época do ano com uma alimentação e estilo de vida adequado.

No verão devemos procurar sombra e água fresca.

Neste período o organismo tem um esforço maior para manter a temperatura interna e o metabolismo basal está diminuído, por isto a quantidade calórica deve ser reduzida, para que não ocorra ganho de peso. As refeições devem ser em pequenas quantidades, freqüentes e de fácil digestão para não sobrecarregar o organismo.

Temos uma maior perda de líquidos e sais minerais como potássio, cloretos e magnésio através do suor. É necessário aumentar a quantidade de frutas e vegetais da estação, crus ou levemente cozidos, ricos em água, minerais, vitaminas e fibras, devemos usar os produtos da estação como abacaxi, melancia, melão, uvas, maracujá, tomates, pepinos, milho verde e outros.

Bebidas com cafeína, chimarrão e bebidas alcoólicas induzem o organismo à perder líquidos através da estimulação da diurese, por isto devem ser usados com moderação.

A alimentação deve ser variada e colorida. A cor do verão, aquela que deve estar presente com maior quantidade em nossa alimentação e a cor vermelha, e não é por acaso, que é uma cor que a natureza nos oferece em abundância como os tomates, melancia e uvas e outros.

Os sabores devem ser usados com equilíbrio. O ácido e salgado auxiliam na manutenção da hidratação do organismo. o sabor picante colabora com adaptação do organismo as temperaturas mais altas. Em menor quantidade, devemos usar o sabor amargo encontrado no café, chocolate, chimarrão e preparações tostadas. Segundo a Dietética Chinesa o Sabor amargo está no ar no Verão.

As gorduras saturadas presentes na manteiga, nata e creme de leite, devem ser evitadas para não sobrecarregar o organismo e proteger as artérias. Utilizar carnes magras e laticínios desnatados. As sobremesas e sorvetes devem ser à base de frutas.

Frutas frescas, sucos variados, saladas coloridas acompanhadas de cereais integrais, leguminosas como ervilhas, grão-de-bico, feijões e pequenas quantidades de carnes magras devem ser a base da alimentação de verão.

*Conceituada Nutricionista Gaúcha




Nenhum comentário:

Postar um comentário