A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A CULTURA E AS LENTES DA POLÍTICA

Como cultura interessa quem se debruça nas reflexões sobre comida, considerei extremamente oportuno reproduzir a coluna de Luiz Antônio de Assis Brasil - seu trabalho foi a recordação mais prazerosa da minha formação em Direito ("Eta" formação que exigiu paciência... até hoje não sei como cheguei à diplomação... )... Que professor maravilhoso... que cidadão exemplar... que profissional competente... espero que os novos governantes também leiam os ensinamentos desse grande mestre...


                                                                       CULTURA

"Não se deve espantar a imensidão de conceitos para esta palavra. É que a cultura é múltipla e está em contínuo processo. É como um peixe na água translúcida, que devemos pescar com as mãos nuas; sempre à vista, sempre conhecido, mas de difícil captura. Podemos, entretanto, dizer que a multiplicidade é uma de suas marcas mais evidentes, pois são múltiplos os seus criadores. Num outro plano, podemos enetender essa multiplicidade também como decorrente da produção simbólica dos diferentes povos, nações e etnias. Um complicador (bem-vindo complicador) é que esses bens simbólicos por vezes encontram-se hibridizados, o que lhes assegura melhor potencial genético, à semlehança do que ocorre com os biológicos. 
Outra  perspectiva adequada é entender a cultura como processo. Cultura é um ente in fieri, sempre se alterando, metamorfoseando-se, não aceitando descrições estáticas ou submetidas a um padrão. Tentativas de "congelar" seu conceito, como, por exemplo, fez a Alemanha hitlerista, podem servir de perigoso apoio ideológico aos regimes totalitários, que sempre buscaram um índice inificador - e quase sempre situado num remoto passado. 
Quando tratamos de políticas para a cultura, é essencial que essas duas vertentes sejam consideradas em conjunto, para preservar-se certa idoneidade conceitual. 
Mas por si mesmas, essas vertentes serão estéreis se não empolgadas por políticas adequadas para preservá-las. Assim, cabe pensar numa tríade operativa: a estética ( consubstanciada no reconhecimento e na preservação dos elementos simbólicos, expressos nas chamadas belas-artes, mas também nas manifestações espontâneas das comunidades), a cidadã (em que o Estado a reconhece como direito de todos, transformando-se em agente estimulador da mais ampla circulação desses bens) e a econômica (na qual o agente público estabelecerá condições para que a cultura resulte na utilização desses itens para gerar emprego e renda).
Como se percebe, se o conceito de cultura é complexo, complexa também é a tarefa de encará-la como uma das áreas mais relevantes da ação pública, na busca de uma medida que se situe entre a omissão e a intervenção. Ação complexa, não impossível no ambito da mentalidade contemporânea, que é ampla e dialógica."


Meu Deus... comentar é preciso? Agora, você que é profissional da gastronomia "coloque a comida nessa panela" e tente entender uma das maiores preocupações desse site que não consegue parar de falar...

Tenham uma boa semana... a primeira do novo ano...



Extraído a Zero Hora, Segundo Caderno, p.6, 3 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário