A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ALIMENTAÇÃO NA PRIMAVERA, por Jacira Santos

O homem vive da exalação do Céu e da Terra e alcança a perfeição através da Lei das 4 Estações. (Nei Ching – O Livro de Ouro da Medicina Chinesa)



A alimentação deve estar de acordo com as estações do ano. O inverno é o período de recolhimento máximo da natureza a primavera é o recomeço, a criação. As plantas voltam a brotar, crescer e florescer. Para os seres humanos é o momento de se voltar para o mundo exterior, de abrir a janela e deixar o calor entrar e iniciar mais um ciclo de vida.

Nesta fase do ano o organismo tem mais facilidade de eliminar o que não precisa mais, é o período ideal para dietas desintoxicantes e a época do ano mais adequada para iniciar um programa de redução de peso.

A cor predominante na natureza na primavera é o verde é esta deve ser a cor que devemos utilizar em maior quantidade na alimentação nesta época do ano. Sucos de folhas verdes como couve, alface, folhas de brócolis, hortelã, cidreira etc, tomar 15 minutos antes do café da manhã ou do almoço. Sucos verdes nunca devem ser ingeridos com alimentos, sempre com estômago vazio. Podemos misturar uma fruta como maçã ou cenoura para acrescentar o sabor doce.

Os brotos são alimentos jovens que germinarão, estão cheios de vida e com todo o potencial para seu crescimento. Energeticamente, neste momento de primavera que guarda estreita relação com o renascimento, é recomendado usar o potencial de vida dos brotos para reforçar a nossa energia vital.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa o fígado é o órgão mais exigido para o trabalho de renovação e por isto devemos ter uma atenção especial com ele na primavera. Este órgão é uma grande usina estimulada pelo sabor ácido, que segundo os médicos chineses, na primavera o sabor ácido está no ar. Assim devemos reduzir o consumo de alimentos de sabor ácido (frutas ácidas, alho, vinagre, picles e vinho) para não cair em excesso, usá-los em pequena quantidade como condimento.

Alimentos gordurosos, frituras, açúcar, café e álcool devem ser evitados, pois sobrecarregam o fígado. “Evitar” não significa “abster-se”, o uso deve ser eventual, uma vez por semana no máximo e moderadamente.

Seguindo as leis da natureza estamos preparando nosso organismo para a próxima estação prevenindo problemas de saúde!


* Gente... recebi um e-mail da nossa brilhante nutricionista gaúcha Jacira Santos... estou publicando. pois além de admirar o trabalho desenvolvido por essa competente profissional da nutrição... achei o texto muito legal... Obrigada pela contribuição, Jacira - uma pioneira na árdua tarefa de aproximar  a gastronomia e a nutrição!!!

                          UMA PRIMAVERA SAUDÁVEL E FLORIDA PARA TODOS!!!




2 comentários:

  1. Adorei!!!!
    Ótimas dicas...e de quem sabe!!!!!
    Meu organismo que vai ficar bem louco agora, que estou no outono e vou pular pro verão!!!! hahahaahahauaahua

    ResponderExcluir
  2. Risos... é mesmo.. pena que a Jacira não tenha me enviado informações sobre as outras 3 estações, querida?! risos... mas só não te entrega pro Mc... pelo amor de Deus.. risos.. resista ao emblema do tio sam... risos... segue com tuas pizzas caseiras, teus bolos... risos e beijos do Brasil

    ResponderExcluir