A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































sábado, 30 de outubro de 2010

A COZINHA A NU: OS TOMATES FRESCOS DE SANTI SANTAMARIA

 
 
Resolvi repassar algumas "pitadas" de SANTI SANTAMARIA extraidas dessa obra emblemática:
 
"Leitor: você encontrará em meus escritos doses de adrenalina para movimentar exercícios de sinceridade"... e realmente se encontra isso... o tempo todo..
 
"Porque para mim a comida é como sexo: cheira-se, morde-se, lambe-se, penetra-se e finalmente, pouco fica no corpo; mas ambos criam a vida."
 
OS SEIS PONTOS D MINHA COZINHA: EM PROL DE UMA ÉTICA DO PALADAR I- Cultural II-Natural; III-Evolutiva; IV-Social; V- Artística; VI- Universal
 
"Amar a cozinha é aceitar um legado histórico que é patrimônio coletivo e transmití-lo às futuras gerações totalmente renovado e vivo, reconhecível e atual."
 
"Para mim, resgatar e atualizar tradições em uma época do primado da novidade pela novidade pode ser um ato revolucionário."
 
"Por um lado, os pratos de baixas calorias e fácil digestão não são elaborados com uma sensibilidade delicada; são pratos com um excesso de razão e sem emoção, sem sabor, tristes e vazios." ... é verdade!!!
 
"A cozinha se ressente: é o que eu chamo de czominha da preguiça, cujo o símbolo é o micro-ondas."
 
"Hoje o diferente vende."
 
 
 
"A sociedade moderna é construída comendo-se todos os dias grandes doses de mentiras. Quase nada é o que parece ser."
 
"Para conhecer um país ou uma cidade, há poucas coisas melhores do qu eobservar a vida de um mercado tradicional, seja ele itinerante ou fixo, mercado municipal ou mercado de bairro" ... concordo... amo fazer issooooo....
 
"Se pararmos um dia em uma caixa registradora de um supermercado e nos fixarmos no conteúdo dos carrinhos, nossa sensibilidade gastronômica pode sair afetada.".... sensacional!!!
 
"McDonald's é a empresa emblemática do lado mais escuro e negativo da globalização." ... por tais motivos, minha dissertação tem esse tema!!!
 
"Comer alimentos orgânicos é uma moda de luxo: seus produtos são mais caros que aqueles obtidos da forma convencional."
 
"No fundo , a questão é se queremos nos alimentar com produtos naturais ou à base de pílulas."
 
 
 
"Mais vale um jovem cozinheiro intérprete que se esforce para compreender nossos clássicos do que os espeinhos que, sem conhecer nem reconhecer os mestres, se consideram artistas. Ser cozinheiro clássico na nossa sociedade de consumo é fórmula segura de ganhar inimigos e se converter em um revolucionário perigoso."
 
"Definitivamente, a comida está na modfa, tanto faz se se come ou não, com ou sem apetite - fala-se de comida como de futebol. Quanto menos se cozinha, mais se fala de cozinha."
 
"Resgatar, recuperar, recordar, em benefício da diversidade e da harmonia de sabores: é isso que eu entendo por combinar tradição com criatividade para conseguir uma cozinha contemporânea."
 
"A partir das cozinhas temos que ajudar  construir um mundo em que as leis do mercado não nos façam renunciar à integridade da condição humana."
 
"A emoção culinária é tão complexa como inexplicável. Pessoal e intransferível."
 
"Na cozinha, a melhor química, aquela que se estabelece entre o comensal e o cozinheiro."
 
 
"O food business à espanhola passa pelas relações incestuosas entre cozinheiro, críticos e empresas de alimentos."  Pergunto: Só na Espanha?!... risos...
 
" (...) enetendo que a cozinha entra em cheio no campo da criatividade artística..."
 
"Através da comida podemos ser ou não ser."
 
"Ser universal consiste em manter e promover atitudes nascidas de estados de consciência pesoais, com vocação solidária para com os demais."
 
"Também acho que já é hora de a formação dos professores ter incluído em seu curriculo o ensino da importância da alimentação e da cozinha, anto do ponto de vista da saúde como da cultura."
 
"E, no melhor dos casos, de tanto falar na rivalidade entre as cozinhas francesa e espanhola, temos nos esquecido de que a cozinha ocidental mais em voga hoj eno mundo é... a italiana."
 
"Um dos grandes desafios dos cozinheiros de hoje é evitar que, com a imediatez midiática que vive a profissão, nos transformemos nos bufões dos esnobes."
 
"E lutemos para que o cozinheiro não seja obrigado a cozinhar ára nada nem ninguém, senão de acordo com os ditames de sua consciência. O artista tem o direito de morrer de fome em vez de se prostituir sua arte."

"Para mim, ao substantivo cozinha falta movimento, vida, algo qu se dá ao consjugar o verbo cozinhar, e esta é a questão: não uma cozinha ou outra, mas cozinhar ou não cozinhar."

"Quando a cozinha forma o ser humano, moldando seus conhecimentos, despertando seus sentidos e provocando sua reflexão intelectual, não há dúvid de que falamos de arte, não apenas de alimentação."

"Convido, portanto, meus leitores a se somar ao número de subversivos que desejam recuperar o controle sobre a comida ou não querem perdê-lo"


                                                                   Valeu, Santi Santamaria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário