A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































sexta-feira, 8 de outubro de 2010


... Assim como algumas comidas... existem FILMES PESADOS... mas incríveis para se refletir sobre as questões culturais... inclusive no que interessa à discussão sobre comida...

Africa do Sul... Universo acadêmico... A relação do professor com a jovem aluna se estabelece definitivamente enquanto almoçam... um lindo prato...  a aluna "toca" a comida com os talheres... sem a mínima vontade de comer... o abate!!!

Com a filha... no interior... o professor entra em contato com outros padrões comportamentais... uma "cadeia nova" de significação... o africano que compartilha as terras da filha... "esfrega na cara do convidado" os animais que serão abatidos na festa à noite... o choque... ao entar em conatao com os animais já cozidos... o professor tb paralisa...  o abate!!!

O filme foi baseado no livro:


Recuso-me a estabelecer relação entre "os livros e seus filmes"... são linguagens diferentes... "ME INCLUAM FORA DESSA" como diz uma amiga... acho... no mínimo... INADEQUADO... mas se quiseres ver a contribuição da comida na linguagem cinematográfica... está tudo lá... de forma sutil... mas está... essa aproximação sistemática á obra de Coetzee é um banquete chocante...

Vou aproveitar pra falar do LAPIN EM PORTO/PORTUGAL...


Nenhum comentário:

Postar um comentário