A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































sábado, 16 de outubro de 2010

MODA E COMIDA...

Lendo a postagem da Pimenta Malagueta sobre a participação do filósofo Gilles Lipovetsky em evento organizado pelo SENAC/SP e motivada pela recente leitura do livrinho do Simon (já falei sobre ele aqui), decidi (re)ler a consagrada obra O IMPÉRIO DO EFÊMERO. A moda e seu destino nas sociedades modernas.

                                         (Amo gente que fala, INCLUSIVE, com as mãos... )
 
Na minha última experiência como educadora junto ao curso de gastronomia propus aos alunos a vinculação da cozinha francesa à moda... o resultado foi fantástico... os alunos viajaram... claro que a proposta tinha como base a citada obra... foi uma experiência muito interessante...

Veja algumas considerações feitas por Lipovetsky em entrevista cedida ao Malagueta:

Estou relendo e continuo achando interessante... aconselho para os profissionais da cozinha, sem sombra de dúvida!!!


Hoje existem duas grandes tendências que dizem respeito à alimentação.    Para alguns consumidores trata-se de uma obsessão sanitária com o intuito de prevenir doenças. Neste contexto, entram em vigor as refeições industrializadas,  o desenvolvimento de alimentos transgênicos e o consumo de produtos orgânicos. A segunda tendência é a estetização das pessoas que comem. A comida no restaurante não é apenas comida. É uma experiência global. Antes, frequentava-se um restaurante para comer pratos conhecidos. Hoje, o interesse é pelo desconhecido, a busca de novas descobertas e sensações, além de interagir com outras culturas.

O  "Novo"... é um dos pontos basilares da análise do autor no que tange ao objeto moda... que ele traz para o âmbito da comida...



COLARES VIRARAM DOCES NA VITRINE DE UMA DAS PRICIPAIS RUAS "DE E DA MODA" EM MILÃO!!! EU VI E ME LEMBREI DA OBRA DELE NA HORA...





                                                             A DICA ESTÁ DADA..

A lógica da moda também está mudando a relação com a comida. Exige criatividade dos cozinheiros. Os consumidores querem novidades. A moda é feita de novidades. Hoje aprecia-se o prato novo com nomes esquisitos, novas bebidas e chefs que são artistas. Antes, a cozinha era uma área tradicional, tinha dia certo para comer uma receita. Agora,  a culinária é internacional. O Bic Mac, por exemplo, é uma espécie de prato universal, alicerçado na padronização. Essa é uma das tendências: uniformizar saindo da tradição, das rotinas e regras para as refeições. Multiplicaram-se pratos, molhos e referências. Mas isso não implica que uma tendência prevalece sobre a outra. Elas coexistem.
Para você entender a profundidade que Lipovetsky aborda o tema... precisa ler o livro...





Enquanto cria coragem... tem gente que resiste estabelecer contato com outras áreas do conhecimento... Acesse o endereço do malagueta e leia mais...

http://malaguetacomunicacao.com.br/2010/10/a-era-da-experiencia-na-comida/#more-12237

Nenhum comentário:

Postar um comentário