A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































domingo, 24 de outubro de 2010

INEBRIANTE É O TRABALHO DE HENRIQUE CARNEIRO SOBRE BEBIDAS... EMBRIAGA!!!

Li o livro do Henrique sobre Bebida... considero uma leitura imperdível para todos os profissionais das ciências sociais, operadores do Direito, medicina, psicologia e gastronomia.... já que a comida e a bebida são objetos de CONTROLE.... PRESCRIÇÕES.... PROIBIÇÕES...  Como gostam de regular... credo!!!

Embriaguez... realmente inebriante o caminho traçado pelo historiador... a bebida enquanto remédio... droga... sagrado... fonte de tentação...

Dionísio/Baco...


Baco num Tonel - Peter-Paul Rubens (1640)

Dionísio em seu Barco. Coleção de antiguidades do Estado, Munique, Alemanha.



Vinho... a bebida de Noé ou Baco?!

O Mundo Destruído pela Água - Gustavo Doré (1866)... Advinhem qual a primeira iniciativa "agrícola" de Noé após o dilúvio?!


Da Antiguidade a Modernidade... as diferentes construções... tudo isso feito com a sensibilidade e inteligência própria do Henrique Carneiro...

Amo a forma pela qual ele exterioriza o conhecimento... desenha posições... INEBRIANTEEEEEE....

Considero leitura obrigatória para os profissionais que trabalham com o alcoolismo... psicólogos e psiquiátras...  falo pq sei que a "comida falante" é "visitada" por eles...  o recorte do tema à luz de Freud e Nietzsche ficou muito interessante.... eu amei... (fome, amor, sexo, drogas, comida, prazer... uhuhuh... esses cientistas das "bebidas e das comidas" são chefs peritos em  "banquetes de felicidade"!!!)

Temperança - Peter Bruegel (1560)

OBSERVAÇÃO: As telas que "estão no post" tb se encontram no "livro", entre outras... isso só aumenta a embriaguez...

"(...) Freud e a psicanálise formulam com a teoria do libido a tese de que a busca do prazer é o motor subterrâneo de toda motivação humana. Todo prazer seria um derivativo do instinto sexual, pulsão do prazer. Os substitutivos ou derivativos culturais sublimatórios da pulsão erótica é que levariam a humanidade a produzir toda a cultura, sendo a arte e a ciência as manifestações mais elevadas. Religião, drogas e arte, todas seriam manifetsações de uma luta contra o sofrimento. O princípio do prazer regula e determina, portanto, o curso da vida mental." p.255

                                               Tim... Tim... Abstinência? Nem pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário