A comida fala o tempo todo sobre tudo. A comida diz sobre saúde física e mental, estilo de vida, PIB, cultura, arte, amor, sexo.

Aqui você é convidado especial para pensar a comida em suas diferentes dimensões. Nossos alimentos são livros, filmes, peças teatrais, a comida de restaurantes, bares e cafeterias.

Venha participar deste Banquete! Há um lugar esperando por você nesta mesa! Escute, pois a comida fala! Venha conversar!







































domingo, 14 de novembro de 2010

FARINHA, FEIJÃO E CARNE-SECA PARA LER...


Debret

Durante toda semana passada fiquei envolta às minhas recordações gastronômicas da infância.... pensei muita na minha avó materna... farinhas... mandiocas... figos.. doces bem doces... as historinhas que me contava para dormir à tarde ou/e noite...



Nesse exato momento pensei na dissertação de mestrado de Paula Pinto e Silva... tenho muita identidade com os mitos e as representações do Brasil colonial.. a lenda da indiazinha.... a mandioca plantada e colhida pelas mulheres... a farinha de milho... os doces doces(!)... as aves vinda diretamente do "quintal" para a "mesa" (as vezes tinha choro, pois, por vezes, uma galinha de estimação virava prato principal...)...

Debret

Trago o trabalho da antropóloga ao blog  por motivos "nostálgicos", mas recomendo a publicação como leitura obrigatória para quem quer pensar a comida brasileira... NÃO DEIXE DE LER!

LIVRO: Farinha, Feijão e Carne Seca. Um tripé culinário no Brasil Colônia. Paula Pinto e Silva. Editora SENAC.

Boa leitura para o feriado nacional.... com "cara" de  histórico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário